Anunciante

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Templo Lotus

Essa obra foi terminada em 1986, ganhou inúmeros prêmios de arquitetura, é recorde de visitações, e  eu ainda não conhecia! Blogando e aprendendo! Localizada em Delhi, Índia, o Templo Lotus foi idealizado a partir da flor de Lotus, que para o povo indiano representa pureza e paz, uma manifestação de Deus. É um templo aberto a toda fé, que já recebeu mais de 50 milhões de visitantes. Fariborz Sahba, arquiteto canadense, demorou 10 anos no desenvolvimento do projeto, uma das mais complicadas obras do mundo.
A estrutura é composta de três fileiras de nove pétalas de concreto revestido em mármore. As duas primeiras fileiras curvam para dentro, abraçando a cúpula interna; a terceira camada curva pra fora, compondo coberturas para as nove entradas do templo. Nove espelhos d'água ao redor do templo sugerem as folhas da flor de lotus. A proximidade das pétalas foi uma das dificuldades durante a obra. Com espessura de 6 a 18cm, as pétalas foram concretadas em uma operação contínua, que durou aproximadamente 48 horas. O concreto era carregado por mulheres indianas equilibrando cestas sobre suas cabeças.

O sistema de resfriamento e ventilação são baseados nas técnicas indianas tradicionais, em que o ar é resfriado ao passar por fontes e superfícies de água, entrando por aberturas no porão, até o corredor central, e sai pela parte superior da cúpula. Durante a estação úmida, um conjunto de exaustores no porão recicla o ar da sala principal.

3 comentários:

  1. É muito interessante para mim e acredito que para muitos leigos conhecer obras tão fascinantes como esta. Mesmo não sendo arquiteta observo que este projeto tem uma iluminação especial que a noite engrandece mais ainda a obra, deixando-a magnífica.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Este é um dos vários templos da Fé Bahá'i espalhados pelos cinco continentes. Conheça mais sobre essa poderosa Causa de Deus visitando o site: www.bahai.org.br

    Adilson Costa, bahá'i de Campo Grande, Mato Grosso do Sul
    *discípulo de Bahá'u'lláh desde outubro de 1986

    ResponderExcluir
  3. Achei lindo, a arquitetura é criada a partir de tudo o que vemos e sentimos. Elieti Kintschner arquiteta

    ResponderExcluir