Anunciante

domingo, 24 de janeiro de 2010

Hotel Unique



Um arco com quase 100 metros de comprimento repousa sobre duas empenas de concreto nas laterais, com 25 metros de altura. Assim pode-se sintetizar o projeto do arquiteto Ruy Ohtake para o Hotel Unique, em São Paulo-SP, que é considerado por alguns como uma obra de arte urbana. O acesso do hotel e do Centro de Eventos (para 1.500 pessoas) é pelo grande espaço vazado nas laterais, com 25 metros de altura que vão descendo em curva. O revestimento em placas de cobre pré-oxidadas dão os tons de verde à fachada, composta por janelas circulares de 1,80m de diâmetro. O hotel possui 96 apartamentos distribuídos em seis pavimentos. Os apartamentos das pontas possuem o piso curvo até encostar no teto, acompanhando o desenho da fachada.


O térreo possui o teto curvo e abriga recepção e bar. Na cobertura está o restaurante com um bela vista da cidade de São Paulo e ainda, uma piscina inusitada, com revestimento na cor vermelha, iluminação de fibra ótica e sonorização subaquática (quem mergulha ouve música). O edifício ainda conta com três subsolos de estacionamento e infra-estrutura, totalizando os 23 mil metros quadrados de área. O projeto estrutural foi desenvolvido pelo escritório Júlio Kassoy e Mário Franco. Embora a estrutura dê a impressão de estar sustentada por duas empenas laterais de concreto, estas não têm função estrutural. Servem apenas como apoio visual e para contraventamento. Na verdade, são as empenas de concreto das fachadas, principal e posterior, com 90 m de comprimento, que sustentam a estrutura e trabalham com os pilares principais, além de fazerem a vedação do hotel. Com espessura de 30 cm, elas foram protendidas em três faixas horizontais, com distância de 15 m eixo a eixo. Cada empena, com balanço de 24 m, é apoiada em quatro pilares e, nelas, estão engastadas as lajes protendidas, de apenas 22 cm, do segundo ao sétimo pavimento tipo. A arquitetura de interiores dos apartamentos de 36 a 250m² foi realizada por João Armentano. Gilberto Elkis foi o responsável pelo paisagismo do térreo e da cobertura. Os pisos são de madeira, os revestimentos das paredes de couro ou vinílicos, e no banheiro louças e metais foram projetados exclusivamente para o Unique.


 



Fonte: http://www.vitruvius.com.br/institucional/inst109/inst109.asp
http://www.abcp.org.br/sala_de_imprensa/noticias/hotel_unique.shtml

4 comentários:

  1. Mais uma obra desse gênio Ruy Ohtake,e sei que vc tem uma foto junto a ele, colegas de profissão.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostaria de saber qual a fonte do seu texto, pois estou escrevendo o inicio de um projeto correlato e tem informaçoes importantes nesse blog... obrigado

    ResponderExcluir
  3. Olá, as fontes das informações estão anotadas logo abaixo da última imagem do hotel.

    ResponderExcluir
  4. OLA ANONIMO....
    PODERIA ENTRAR EM CONTATO COMIGO....SE FOSSE POSSIVEL
    TAMBEM ESTOU FAZENDO UM ANALISE DE CORRELATOS DO UNIQUE...
    ALGUEM PODERIA AJUDAR....
    cassiano_ferraz2008@hotmail.com

    OBRIGADO

    ResponderExcluir